terça-feira, 21 de abril de 2015

CINCO ERROS MAIS COMUNS DAS DAMINHAS

PARA NÃO PERDER O RITMO


Dançar significa colocar em sintonia o corpo e a mente, expressar sentimentos, emoções e a alegria que a dança proporciona. No entanto, para conseguir todos esses efeitos, é preciso muito treino, aceitar que sempre será preciso melhorar e receber ajuda de pessoas que já passaram por esse processo de aprendizado e aprimoramento.

Quando esse aprimoramento não vem, os erros passam a ser recorrentes e atrapalham na evolução e no desenvolvimento da dança. Por isso, o nosso foco hoje será nas daminhas e nos CINCO ERROS MAIS COMUNS cometidos por elas.

Como o Pé Descalço preza pela qualidade, charme, estilo e excelência de suas dançarinas, decidimos trazer algumas sugestões de umas das nossas amadas professoras do PD ELDORADO, a daminha Ana Flávia, da preta avançada, que já dança há muitos anos e carrega consigo uma grande experiência.


Equilíbrio   
               
Muitas daminhas perdem o equilíbrio em alguns passos. Os principais casos acontecem nos giros soltos e giros consecutivos. Uma das maneiras de solucionar esse problema é marcar a cabeça no seu próprio cavalheiro, sendo que, em qualquer giro, a cabeça da daminha é a última a sair e a primeira a chegar. Com isso, você vai ter um eixo maior, que vai te ajudar e muito a perder menos o equilibro.


Sustentação 

Uma alternativa para solucionar isso é prestar mais atenção no que vocês estão fazendo enquanto dançam, e não simplesmente deixar o cavalheiro sustentar vocês. Assim, vocês vão praticando a leveza que a dança pede, mas não podem se esquecer da firmeza. Leveza e firmeza são coisas diferentes. É preciso deixar que o cavalheiro te conduza sem precisar de muito esforço.


Braços

Algumas damas dependem mais do cavalheiro do que o necessário, não é mesmo, meninas? O costume de se sustentar muito no cavalheiro prejudica muito a dança, e faz com que fique uma dança cansativa. Com isso, vem o braço pesado, contraído ou até mesmo mole. Mesmo que o cavalheiro seja o responsável por comandar a dança, ele só vai fazer isso se tiver uma dama. Então, a dança é 50% cavalheiro e 50% a dama.


Agilidade

A falta de agilidade é um problema que muitas meninas têm desde o início. E isso faz com que, muitas delas, tenham até medo de dançar músicas mais rápidas.  Para vocês conseguirem uma boa agilidade, não tem segredo. Vocês têm que dançar músicas rápidas. No começo, pode até parecer difícil, mas com o passar do tempo e muita prática, vocês vão criando uma agilidade cada vez maior. Não tenham medo meninas!


Tronco travado

A grande maioria das damas tem ou já teve o tronco travado. Lembrando meninas, que o nosso corpo tem que ser separado em 2 partes: o tronco e o quadril. Tentem mexer só o quadril e deixar o tronco parado. E vice-versa. Assim, vocês vão se soltando para fazer ondinhas e xique-xique sem muita dificuldade!

Portanto, meninas, o mais importante é nunca desistir. Nós devemos sempre buscar melhorar e aperfeiçoar a nossa dança, com todo amor que temos por ela. E um grande caminho para isso é aproveitar, cada vez mais, o conhecimento dos nossos professores!



por: Keren Bigão e Ana Flávia
revisão: Bruno Trindade



3 comentários :

  1. Acheiii toop...depois continue a postar mais dicas ;)

    ResponderExcluir
  2. Acheiii toop...depois continue a postar mais dicas ;)

    ResponderExcluir
  3. Ameii meninas. Depois poderiam falar também sobre dicas pra aproveitarmos a força na perna, que grande parte das damas ñ utiliza. Bjuu

    ResponderExcluir