segunda-feira, 27 de abril de 2015

SIGNIFICADO DOS COLARES










Cordão Branco (O Despertar)

Assim como o próprio nome diz, é o despertar do corpo da pessoa para a dança. Espera-se que o aluno entenda os conceitos mais básicos que envolvem dançar a dois. São eles: o ritmo, a condução e a execução de passos. Ainda não se cobra uma postura bem trabalhada ou uma naturalidade na dança. Defeitos em postura ou condução são considerados a partir do momento em que atrapalham até mesmo a execução de movimentos simples.





Cordão Azul (A Vontade)

Roda onde os alunos demonstram que o básico foi aprendido e dependem da própria vontade para seguir em frente no aprendizado da dança. Sair para forrós, dançar até pingar nos espaços-livres e se empolgar na trajetória da dança rumo a um nível mais avançado.

Roda Iniciante:
Agora no colar azul, espera-se que os alunos consigam desenvolver sua dança com maior naturalidade. Os movimentos já aprendidos fluem mais fácil por meio de sequências e uma postura na dança já é cobrada. A condução e o eixo passam a ter um rigor maior desse nível em diante, já que serão necessários para a execução de movimentos mais complexos.

Roda Avançada:
O colar onde a evolução começa a se tornar mais complicada. Espera-se uma boa desenvoltura, resistência, agilidade e deslocamento, mesmo em músicas mais rápidas. É um colar onde se aprende, e espera-se que se use bem, praticamente todas as bases de movimentos, já que adiante os movimentos aprendidos serão bem complexos e a base cobrada será maior. Além disso, é neste colar que se começa a cobrar a musicalidade, mesmo que ainda mais básica, onde é possível detectar um corpo para músicas rápidas e um outro corpo para músicas lentas.



Cordão Preto (Seriedade)

Cordão avançado que é o objetivo de muitos que entram no Pé Descalço. É o último nível antes da Vermelha e é onde estão os alunos mais promissores e exemplos dentro da escola. Um cordão onde só a vontade não é suficiente para a evolução, já que são cobrados conceitos avançados e precisos. É necessária a seriedade dos alunos quanto às aulas e seu próprio crescimento dentro do âmbito da dança.

Roda Iniciante:
Roda onde são ensinadas as últimas bases de movimento e onde são reforçados todos os conceitos aprendidos anteriormente. São passadas dinâmicas e passos mais complexos para que os alunos atinjam um maior nível de dança e a criação de um estilo próprio. A musicalidade passa a ser mais cobrada, já não envolvendo somente a velocidade da música, mas o desenvolvimento de um corpo de dança dentro da proposta de cada música colocada. É uma roda onde o nível das músicas em aula sobe muito também, exigindo resistência, agilidade e consciência corporal.

Roda Avançada:
Roda onde estão os alunos que passam a participar dos “Pré-exames” e, quem sabe, o exame para a Vermelha. Começam aqui as aulas de passos aéreos, que exigem um preparo e consciência corporal para serem executados corretamente. São passados também passos de nível bem elevado de execução por parte dos cavalheiros ou das damas. Os alunos pertencentes a esta roda já são alunos exemplares e com dança bem avançada, mas com alguns defeitos que devem ser trabalhados antes de se “graduarem” no Pé Descalço.




Cordão Vermelho (Paixão)

O cordão mais avançado demonstra que seu portador é um exemplo de dança e um exemplo dentro do próprio Pé Descalço. A paixão pela dança é reconhecida e é o único cordão que pode examinar candidatos à Vermelha. Não significa que não existam defeitos, tanto que se aconselha que os graduados continuem a fazer as aulas do cordão preto e busquem outros ritmos para continuar a se aperfeiçoar, aumentando o nível da escola. São capazes de demonstrar a essência do Pé Descalço e inspirar as próximas gerações de alunos que virão.





Por: Rafael Wilker
Revisão: Bruno Trindade
Design: Pierre Almeida




2 comentários :

  1. Massa desde 2015 q eu venho assistindo os vídeos. quando vcs vão abri uma escola em Salvador pra eu poder conhecer de perto ?

    ResponderExcluir