quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cheias de charme

Professora do PD Eldorado Fernandinha dá importantes dicas para daminhas ficarem ainda mais lindas na hora da dança


É lindo ver o charme de uma daminha, uma jogada de cabelo com estilo, movimentos sincronizados de tronco e quadril, o jeito peculiar de levantar as mãos, de colocá-las na cintura... Quando bem-feitos, esses movimentos servem de inspiração, e as meninas que tiveram a oportunidade de ver algo assim, querem agregar aquele charme à sua dança.
Porém, cada daminha tem que criar o seu próprio estilo, adaptar o seu corpo e sua dança aos recursos que aprende nas aulas ou que vê outras meninas fazendo. E para ajudá-las nesse caminho, nada melhor do que contar com a opinião e a experiência da daminha e professora do Pé Descalço Eldorado Fernandinha, da preta avançada, que já criou o seu próprio estilo e que agora vai ajudar as outras alunas a chegarem lá também.

Oi meninas!

Há algumas semanas, uma daminha me fez a seguinte pergunta: Como eu faço para aparecer mais na dança? Muitas daminhas sentem vergonha de serem sensuais, o que não deve acontecer. Existe uma grande diferença entre sensualidade e vulgaridade. São coisas completamente diferentes. Talvez, poderíamos até trocar o termo "sensualidade" por "ser mais feminina".
            É lindo quando uma mulher faz bem o seu papel e se entrega ao cavalheiro, deixando a dança com movimentos sutis e alegres. Porém, isso só acontece quando ela está despreocupada nos braços do cavalheiro e, simplesmente, sente a música junto com o seu parceiro.
            Eu sei que é muito difícil, principalmente quando estamos começando, em ter essa leveza. Ficamos apenas tentando acertar os movimentos. O que precisamos lembrar é que não precisamos provar nada para ninguém. Você precisa sentir a música e entregar o seu corpo na hora da dança, independentemente do colarzinho em que você está. A dança vai se tornar muito mais agradável e divertida para os dois.
            Como você irá executar os passos? VOCÊ DECIDE! Não existe uma regra sobre qual charme se deve usar, qual passada de cabelo se deve fazer... Esse vai ser o seu diferencial. O meu charme nunca vai ser igual ao seu. E vice-versa. Nós aprendemos o funcional e, à medida que vamos amadurecendo na dança e tendo consciência do nosso próprio corpo, vamos expandindo esses conhecimentos e criando o nosso próprio estilo.


ALGUMAS DICAS:


- Daminhas, vocês são lindas do jeito de vocês. Cuidado para não exagerar nos charmes, isso pode atrapalhar o seu cavalheiro, deixar a dança “suja” visualmente e desconfortável para ambos.

- Só faça charminhos se o cavalheiro te der espaço, e se a música pedir.

- Não enfeite demais na música. O charme é para dar um “UP”.


Seja você mesma. Seu sorriso, sua entrega e vontade de dançar vão fazer você brilhar pelo salão!


Por: Fernanda Soares
Revisão: Bruno Trindade




Um comentário :