segunda-feira, 20 de junho de 2016

MUSICALIDADE NA DANÇA

Enfim, um tema tão discutido e também importante no universo do Forró!
Porque precisamos desenvolver nossa musicalidade?
O que é isso? Será que eu posso?
A seguir, repassamos a vocês alunos Pé Descalço, um texto bem bacana divulgado pelo Blog “Rosto Colado - Apaixonados pela dança”.
O moço é cheirosinho, educado, sabe um monte de passos bacanas, mas na hora em que a música tá só na manha ele tá querendo fazer um aéreo. Ela tem um sorriso bonito, dança quase todos os ritmos, gira 845 vezes sem ficar tonta, mas não faz sequer um charme quando a música pede. Já viu essa cena?

Pode ser que alguém ache isso bacana, mas praticamente todas as pessoas com as quais já conversei sobre dança concordam: antes um básico bem feito, aproveitando cada nuance da música, do que mil passos tops.
Não falo aqui só do ritmo, mas da tal musicalidade, dessa qualidade de interpretar a música aproveitando cada nota, cada pausa, cada batida diferente. E não é preciso nem mesmo conhecer a canção para conseguir esse feito, basta estar aberto para ouvi-la e treinar sua sensibilidade para absorvê-la e transformá-la em movimento. É o que as pessoas geralmente chamam de “sentir a música”. É como se você estivesse decifrando-a, transformando suas notas em passos, conectando pessoa, dança e música. E isso pode ser feito até mesmo com passos básicos, sem desmerecer as outras figuras, claro!
Pra nossa sorte, existem muitos profissionais que trabalham esse conceito em suas aulas. Mas, é tarefa nossa de dançarinos (todos nós, até quem acabou de começar), tentarmos nos abrir pra essa delícia que é dançar além dos passos, fazendo uma pose quando surgir uma pausa, pisar miudinho quando o ritmo acelerar, sensualizar quando a melodia for sinuosa… Enfim, aproveitar ca-da pe-da-ci-nho da música. Assim, a nossa dança fica muito mais bonita e, o mais importante, muito mais prazerosa.
Veja alguns exemplos onde os dançarinos “transpiram musicalidade”:

Apresentação de improviso Luiz, Ana Flávia, Lucas e Milena em Juiz de Fora - Pé Descalço:

Demonstração de Musicalidade aplicado ao Samba de Gafieira:

Demonstração de Musicalidade aplicado ao Zouk:

Nenhum comentário :

Postar um comentário