quinta-feira, 4 de agosto de 2016

PDE pelo mundo - Rafael na Russia



Na matéria de hoje vamos saber como foi a incrível viagem do nosso professor Rafael Wilker ao destino FORRÓaRU 2016 em Saint Petersburg – Rússia!  Mais um representante do nosso adorável Forró!

Segura essa emoção!!

Vale muito a apena ler...

1 – O QUE ESTA OPORTUNIDADE REPRESENTOU PARA VOCÊ ? (como profissional da dança, professor pd ou pessoal).
Essa oportunidade pra mim sem dúvidas foi muito importante na minha vida profissional, seja como professor de dança  e dentro do Pé Descalço.    Saber que do outro lado do mundo tem pessoas que admiram sua dança  e fazem questão de ter você em um evento de forró fora do Brasil, é algo que te deixa muito feliz, entusiasmado, eufórico e um monte de sentimentos ao mesmo tempo. Pessoas chegarem e falar que acompanha seus vídeos pelo youtube e nunca imaginaria conhecer pessoalmente, é algo que meche muito.
Estou sempre em busca de melhorar meu conhecimento na dança, seja teórico ou prático, então me deixou mais ainda animado para estudar mais meus métodos de dar aula.

Já no festival, vendo nos olhos, sorriso e no corpo (a dança) de cada pessoa, vi como eles tem amor pelo o forró. Seja no iniciante ao avançado, seja nos movimentos simples aos mais complexos, algo que me deixou bem feliz era ver que todos lá realmente amam o que fazem, pelo simples fato de dançar, de se divertirem...e não por status de quem sabe mais ou menos, não fazem uma corrida para mostrar ao outro que é melhor (como se pudéssemos titular isso), algo que infelizmente vemos muito por aqui, a perda da essência.
Então resumindo, esse reconhecimento fora do país, foi outro engate para eu continuar sempre buscando melhorar minha dança!

2- CONTE SOBRE OS MELHORES MOMENTOS VIVIDOS:
Todos os momentos vividos dentro e fora do festival foram sensacionais! Todas as danças, festas,amizades novas, presentes de alunos e lugares novos que eu conheci, compõem estes melhores momentos...  Mas não posso deixar de falar de três  que foram bem marcantes:
O primeiro momento:  Estávamos lanchando antes do open air (festa ao ar livre de boas vindas) e  conversando com a Irina, uma amiga de lá mesmo, falei sobre a vontade de conhecer um local onde as pessoas fossem pra dançar WCS (west coast swing). E por coincidência ela disse que dançava e que iria ter no outro dia um tipo de "balada" de Wcs (da mesma forma como temos aqui de forró,samba,zouk....) e se eu gostaria de ir. Fiquei muito animado e claro que concordei! Após o primeiro dia de festival pegamos o metrô, que por sinal foi ótimo ter conhecido o metrô mais baixo do mundo (ou um dos), e partimos pra o local. Chegando lá o pessoal estava dançando e eu fiquei sentado apenas observando e tentando aprender algo, pois apenas sei o básico. Passado um tempo a Irina volta e senta ao meu lado e diz que no local para entrar tem que pagar, mas a dona sabe que ela dança forró e ela contou que eu era professor no Brasil e fez a proposta de apresentarmos no meio do evento.  Foi algo que eu não esperava e que foi muito legal pois muita gente ali não sabia do nosso forró e tive oportunidade de poder compartilhar com a galera . E claro, após a apresentação não paravam de me chamar pra dançar Wcs e passar vergonha com meu básico! Hahaha
O segundo momento:  foi poder viver algo que sempre vi em muitos vídeos do pessoal que foi para algum festival na Europa ou em outro lugar...que era aquele momento da demonstração dos professores naquela rodinha na segunda festa... e como me lembrou do momento do exame da vermelha ! A energia, aquele friozinho na barriga, a galera gritando e tudo mais... que sensacional! Foi um sonho realizado !
O terceiro momento:  foi algo que nunca aconteceu comigo e que me emocionou muito!  Após uma dança durante a segunda festa, como de costume fui agradecer, mas reparei que a mulher estava chorando no meu ombro...e eu fiquei desesperado pois não sabia o que havia acontecido, então comecei a perguntar se eu a machuquei, se alguém trombou nela ou algo do tipo...e ela disse que não  e começou apenas a falar..."thanks thanks thanks thanks..." e eu sem entender perguntei o porque? E ela disse que estava realizando um sonho em dançar comigo e que estava muito feliz, e continuou agradecendo....gente, quase eu começo a chorar junto com ela...foi algo que realmente eu nunca esperaria que acontecesse e que eu vou levar sempre comigo!
Todos os momentos vividos  nesse festival são inesquecíveis, e mesmo que rápido a minha passagem na cidade...foram MUITOS momentos!

3- O QUE MAIS GOSTOU NO PAÍS? O QUE MAIS ACHOU ESTRANHO OU ESQUISITO?
A cidade, sem dúvidas, é maravilhosa!  A arquitetura, os passeios de bote no meio da cidade, as pontes subindo no meio da noite com tudo iluminado...
Eu não diria estranho ou esquisito, mas presenciar o evento white night foi muito Legal/diferente. Todos os dias que fiquei na cidade não ficava escuro, todo mundo ficava na rua conversando, tocando música , passeando,dançando  (vários estilos)... então eu não tinha noção de tempo pelo fato de estar claro o tempo todo, o sol praticamente nascer as 3 da manhã , foi muito legal poder presenciar isso junto a uma cidade maravilhosa!

4 – O QUE FICOU DE APRENDIZADO ?
Ficou de aprendizado muitas coisas pra ser sincero, uma delas é nunca duvidar do seu potencial (com os pés no chão,claro), não imaginaria sair do meu país (não tão cedo), para compartilhar um pouco do meu conhecimento de algo que eu amo fazer e apenas via outras pessoas irem.
A outra foi mais uma reforçada na minha própria mente, é que por mais que tenhamos nosso estilo de dança, podemos sempre aprender com outro diferente, e incrementar ao nosso...
Nunca perder a fome do aprendizado, as vezes chegamos numa época que nos estagnamos, creio que é algo comum por vários fatores da vida, mas nunca aceitar ficar nesse momento pois sempre temos algo a aprender e aperfeiçoar.
Foi uma viagem sensacional que espero que seja a primeira de várias outras! Agradeço ao Aleksei Articulado pela confiança e oportunidade de vivenciar esses momentos, e claro aprender um pouco mais!









Um comentário :